sexta-feira, 11 de setembro de 2009

L'exposition - Matisse na Pinacoteca


Em homenagem ao Ano da França no Brasil, São Paulo recebe pela primeira vez uma exposição individual do artista francês Henri Matisse. A mostra, chamada de "Matisse Hoje", reúne cerca de 80 obras de importantes coleções públicas e privadas, como o Musée National d´Art Moderne - Centre Pompidou (Paris, França), a Biblioteca Nacional da França e o Musée Matisse (Le Cateau-Cambrésis - França), na Pinacoteca do Estado.

Além das famosas pinturas do francês, podem ser vistas esculturas, desenhos, fotos documentos e livros ilustrados pelo grande artista. O grande objetivo da mostra é acompanhar a evolução do processo criativo de Matisse, fazendo uma retrospectiva de sua carreira, por meio de suas maiores obras. Entre os destaques estão "Nature morte au magnoia", de 1941, e "Nu rose Assis, de 1935, ambas vindas do Musée National d´Art Moderne; e os painéis serigrafados "Océanie", "Le ciel" e "Océanie, la mer". Os visitantes também terão a oportunidade de ver imagens do artista durante seu cotidiano, realizadas por fotógrafos como Henri Cartier-Bresson e Man Ray.

Outro destaque da mostra são os trabalhos de cinco artistas franceses contemporâneos que dialogam diretamente com a arte produzida por Matisse. Philippe Richard, Pierre Mabille, Cécile Bart, Christophe Cuzin e Frédérique Lucien são profundos admiradores do francês, e têm como grande inspiração suas obras, por isso um quadro de cada um deles foi escolhido para integrar a exposição. Oportunidade única de conhecer mais sobre um dos maiores pintores do século XX!


Matisse Hoje
De 5 de setembro a 1 de novembro
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 - São Paulo

De terça a domingo, das 10 às 18h
Entrada: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia)
Grátis aos sábados
www.pinacoteca.org.br

2 comentários:

  1. poxa essas exposicoes sao mto bacanas de se visitar!!!
    pena que estamos longe...

    abs

    ResponderExcluir
  2. Foarte interesat subiectul postat de tine, m-am uitat pe blogul tau si imi place ce am vazu am sa mai revin cu siguranta.
    O zi buna!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu recado. Volte Sempre!