segunda-feira, 27 de abril de 2009

RESTRIÇÃO OU GARANTIA DE DIREITOS?

A lei antifumo, aprovada pela Assembléia Legislativa de São Paulo, bane o uso de cigarro e derivados de tabaco em ambientes de uso coletivos -públicos e privados- em todo o Estado.

Será que essa lei não fere os direitos dos fumantes? Sou a favor dos espaços reservados para os fumantes nos restaurantes, shoppings, bares etc... Mas, proibir o fumo nos espaços abertos desses locais caso tenham toldos, telhados, paredes e divisórias, ainda que provisórios, já é demais!

Ok, ninguém é obrigado a respirar um “ar contaminado”, e ninguém tem o direito de prejudicar a saúde alheia. Mas, se for um espaço só para fumantes, coberto ou não, a pessoa estará lá por livre e espontânea vontade! Ou seja, ao invés do governo tentar diminuir o número de fumantes com educação e campanhas de conscientização, eles lançam uma lei super radical sem pensar em todos os outros efeitos que isso acarretará (soma essa lei + lei do psiu + lei seca)...

De maneira alguma sou contra a lei do psiu, e acho que precisa de uma lei para limitar a quantidade máxima que se pode beber ou para restringir locais para fumantes e não fumantes, mas acho triste leis tão radicais, tenho a impressão que querem “tampar o Sol com a peneira”, pois sabemos que não serão essas leis as soluções para diminuir o uso de tabaco ou consumo de bebida no país!

Pelo menos a lei em São Paulo não prevê punição ao fumante infrator (mas os estabelecimentos poderão ser multados e até interditados), já em Nova York, por exemplo, o sujeito que fuma na própria casa precisa pagar uma taxa, pois com isso ele prejudica a saúde dos vizinhos e pássaros! Olha que forma legal do governo cobrar mais uma taxa, hein?!Rs Ah se a moda pega...

Um comentário:

  1. Eu já fumei durante muito tempo. Hoje resolvi adotar uma vida saudavel e não consigo nem sentir o cheiro da fumaça.
    Mas concordo com vc, os espaços reservados devem existir, fumar, mesmo que seja um vicio, é uma opção. Os fumantes n devem ser banidos.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu recado. Volte Sempre!