quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

São Luiz do Paraitinga: arquitetura colonial, folclore e trilhas!

No meio da muvuca do carnaval em São Luiz do Paraitinga uma das coisas que mais me deixou encantada com a cidade foi a arquitetura! (Não vamos entrar no mérito festa 24 horas por dia e esquema “jogos universitários”!Rs).Enfim, é uma cidadezinha linda, com uma arquitetura colonial dos séculos 18 e 19, cheia de tradições folclóricas e com muitas opções de esportes radicais.

No caminho entre Taubaté e Ubatuba, em meio às montanhas do Vale do Paraíba, é uma opção de viagem rápida (para quem está em Sampa) e barata.
Fundada em 1769, numa época em que o Vale do Paraíba tornou-se uma importante zona de penetração dos Bandeirantes que se dirigiam ao sertão, a cidade era um entreposto de tropeiros. Em 1973 foi elevada à condição de Vila. O ciclo de café iniciado por volta de 1830 alterou a economia da então "Vila de São Luiz do Paraytinga", proporcionando um surto de desenvolvimento e o acúmulo de riquezas pelos proprietários mais abastados. As fazendas coloniais foram inspiradas na arquitetura neoclássica das fazendas fluminenses, trazidas por construtores portugueses, que vieram para o Brasil junto com a corte de Dom João XI.


O centro urbano constitui o maior patrimônio arquitetônico histórico de São Paulo, somando mais de 90 casas, casarões e igrejas, além do Mercado Municipal.

2 comentários:

  1. Tina, queria uma dica sua, se possível.

    Eu to produzindo uma revista para uma loja de decoração e queria umas dicas de alguns sites com noticias, tendencias e tal para acrescentar no editorial...

    pode ser? rs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi Tina, me passa pro midocca@gmail.com


    Obrigada e beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu recado. Volte Sempre!